Geral
Novos negócios: Como montar uma academia?
Compartilhe:
Cada vez mais pessoas, de todas as faixas etárias, estão em busca de uma melhor qualidade de vida. Mudanças na alimentação e na rotina diária crescem entre a população brasileira, que busca também movimentar o corpo e sair do sedentarismo – o Brasil infelizmente ainda é um dos países com maior índice de sedentarismo no mundo, que afeta quase metade da população.
Com essa demanda que aumenta gradativamente, o ramo de academias se mostra promissor para quem busca um novo negócio. Mas como montar uma academia do zero? Veja algumas dicas!
Dicas para montar uma nova academia
Um dos principais requisitos para a abertura de uma nova academia é, sem dúvidas, sua localização. Este fator vai representar grande parte do sucesso ou do fracasso desse tipo de negócio. Poder aquisitivo dos moradores do entorno, concorrência próxima ao possível novo local, hábitos da vizinhança, entre outros quesitos, podem ser definitivos na hora de montar o estabelecimento.
Avalie o imóvel e suas condições de segurança. Recorra à prefeitura local para verificar como estão os aspectos legais relacionados ao local, evitando dores de cabeça futuras. A recomendação é que se contrate um contador profissional que atue regularizando a empresa mediante os órgãos competentes. Observe também como o local é atendido por serviços básicos como água, luz, internet, gás e outros. Isso também fará toda a diferença durante o funcionamento do estabelecimento.
Falando nisso, é necessário planejar com antecedência e cuidado a estrutura física do negócio, visando otimizar o atendimento e oferecer os melhores serviços sem que isso impacte de forma negativa nas contas mensais da nova academia. O uso de um sistema de aquecimento solar, por exemplo, é uma das opções mais econômicas para o fornecimento de água quente para comércios e serviços, além de contribuir com o meio ambiente.
Acessibilidade é um grande diferencial. Se adaptar desde o início para receber clientes com deficiência é essencial, permitindo que todas as pessoas possam usufruir dos serviços do novo estabelecimento.
Atenção à contratação do quadro de colaboradores: só podem dar aulas profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. Além disso, a academia deve ter também um responsável técnico.
Além dos equipamentos, o estabelecimento deve também oferecer aos seus clientes avaliação física e departamento médico. Também são necessários vestiários com duchas e armários, oferecendo comodidade aos matriculados. Em geral, os serviços a serem oferecidos dentro da estrutura devem obedecer ao valor cobrado de mensalidade e às possibilidades iniciais de investimento. Em caso de dúvidas, busque auxílio no Sebrae da sua região.